Instituto de Cinema de SP

As câmeras do Oscar 2020

A cerimônia do Oscar chega a sua 92º edição no dia 09 do próximo mês. Com a proximidade do evento, os filmes indicados e suas especificidades não cessam de aparecer nas redes, despertando o interesse de cinéfilos ao redor de todo o mundo.


Para aqueles que se interessam pelas características técnicas dos grandes filmes reconhecidos por Hollywood, o Instituto de Cinema trouxe uma lista com as câmeras e lentes utilizadas nos principais filmes da premiação. É interessante notar a grande presença de câmeras analógicas nessa lista, revelando que o gosto da academia por filmes em película ainda permanece. E, mesmo com o crescimento de opções digitais - como a RED Helium, utilizada em “O Irlandês” -, neste ano a maioria dos filmes foi feito em película!


Confira:


1917


Diretor: Sam Mendes


Diretor de Fotografia: Roger Deakins


Câmeras: Arri Alexa Mini LF


Lentes: Arri Signature Prime


Adoráveis Mulheres


Diretor: Greta Gerwig


Diretor de Fotografia: Yorick Le Saux


Câmeras: Arricam LT e ST / 35 mm (Kodak Vision3 500T 5219)


Lentes: Cooke S4 e Angenieux Optimo


Coringa


Diretor: Todd Phillips


Diretor de Fotografia: Lawrence Sher


Câmeras: Arri Alexa 65, Arri Alexa LF e Arri Alexa Mini


Lentes: Hasselblad Prime DNA


Era Uma Vez Em… Hollywood


Diretor: Quentin Tarantino


Diretor de Fotografia: Robert Richardson


Câmeras: Aaton A-Minima, Arriflex 435, Bolex Camera e Panavision Panaflex Millennium XL2 / 16 mm (Kodak Ektachrome 100D 7285), 35 mm (Kodak Vision3 200T 5213, Vision3 500T 5219) e 8 mm (Kodak Ektachrome 100D 7294)


Lentes: Panavision Primo, C-, E-, T-Series, Ultra Speed Golden, Ultra Speed MKII, Normal Speed MKII, Cooke Varotal e Angenieux


Ford vs Ferrari


Diretor: James Mangold


Diretor de Fotografia: Phedon Papamichael


Câmeras: Arri Alexa LF


Lentes: Panavision C-, H- e T-Series


JoJo Rabbit


Diretor: Taika Waititi


Diretor de Fotografia: Mihai Malaimare Jr.


Câmeras: Arri Alexa Mini e Arri Alexa SXT


Lentes: Hawk V-Lite, Hawk V-Lite 1.3x Anamorphic, Leica Summicron-C, Summilux-C e Vantage One T1


História de um Casamento


Diretor: Noah Baumbach


Diretor de Fotografia: Robbie Ryan


Câmeras: Arricam LT, Arricam ST e Arriflex 435 / 35 mm (Kodak Vision3 200T 5213, Vision3 500T 5219)


Lentes: Panavision Primo


O Farol


Diretor: Robert Eggers


Diretor de Fotografia: Jarin Blaschke


Câmeras: Panavision Panaflex Millennium XL2 / 35 mm (Eastman Double-X 5222)


Lentes: Bausch & Lomb Baltar e Petzval


O Irlandês


Diretor: Martin Scorsese


Diretor de Fotografia: Rodrigo Prieto


Câmeras: Arri Alexa Mini, Arricam LT, Arricam ST e Red Helium / 35 mm (Kodak Vision3 250D 5207, Vision3 500T 5219)


Lentes: Cooke Panchro, i Classic, Zeiss Ultra Prime, Zeiss Compact Zoom e Angenieux Optimo


Parasita


Diretor: Bong Joon Ho


Diretor de Fotografia: Kyung-pyo Hong


Câmeras: Arri Alexa 65


Lentes: Hasselblad Prime DNA


O Instituto de Cinema acredita na importância de entrar em contato com grandes câmeras durante a sua profissionalização. Por isso o InC fez uma parceria com a Elitecam para que vocês aprendam com as melhores câmeras do mercado.


No FilmLab, os alunos têm a oportunidade de gravar seus curtas usando câmeras como a Arri Alexa Mini e a Red Helium, as mesmas utilizadas nos filmes O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa e 1917, que concorrem tanto em Melhor Filme como Melhor Fotografia. Já pensou em gravar suas ideias com as mesmas câmeras dos filmes do Oscar?! Não perca essa oportunidade, vem pro InC!


O FilmLab é um curso profissionalizante de dois anos onde você aprende tudo que precisa saber para começar a produzir seus filmes. Com 20 matérias e 30 professores atuantes no mercado, você tem a oportunidade de gravar 4 curtas com equipamento profissional e ainda fazer um projeto de longa até sua inscrição em leis de incentivo!


Não perca mais tempo, matricule-se hoje mesmo!


 


Por Isabella Thebas

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp