FilmLAB - Formação Avançada em Cinema - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

FilmLAB:
Formação Avançada em Cinema

  • roteiro
  • produção
  • fotografia
  • direção
  • áudio
  • todos
  • filmlab

Sinopse:

Neste curso, alunas e alunos aprendem todos os processos relacionados à produção audiovisual e inserção de um longa-metragem no mercado. Trata-se de uma formação panorâmica e aplicada que abarca desde a concepção inicial do projeto, partindo de um argumento, até o lançamento do filme, passando pela captação de recursos e todas as áreas técnicas. Durante as aulas, os alunos do Instituto de Cinema gravam 4 curtas-metragens e desenvolvem um projeto de longa até sua inscrição em leis de incentivo. Pensado para o mercado brasileiro, o curso aborda o modelo de produção industrial norte-americano (e variantes), mas volta-se às especificidades tupiniquins.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 03/08/2020
  • Dias da semana e horário: Seg, Ter, Qua, Qui, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 anos
  • Carga horária: 1080h

OBJETIVO:

Fornecer uma formação prática e profissionalizante, o curso aborda as áreas de Direção, Roteiro, Produção, Direção de Fotografia, Assistência de Direção, Direção de Arte, Captação de Áudio e Edição, com aulas práticas e professores conceituados no mercado de trabalho.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Durante este curso alunos e alunas produzem 4 curtas metragens;
- Realizam diversos exercícios práticos e oficinas;
- Desenvolvem o roteiro de um longa ou a bíblia de uma série;
- Desenvolvem o projeto de um longa até o momento da captação de recurso;
- Desenvolvem do roteiro à pós-produção um curta-metragem profissional - incluindo neste processo a captação de recursos.
- Recebem uma formação focada no mercado audiovisual brasileiro, que prepara, em termos de competências técnicas, tanto para atuar em produtoras, quanto para montar e sustentar a sua própria produtora.
- Recebem uma formação teórica e estética consistente que dá subsídios à sua produção e reflexão artística autônoma.

PROGRAMAS:

PRODUÇÃO

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Com carga horária de 210 horas de aula, este curso de direção de fotografia avançado se propõe a fomentar o desenvolvimento técnico e estético de seus alunos e alunas, detendo-se nos seguintes temas: a) luz, visão e representação; b) princípios da imagem digital em movimento; c) câmeras e monitoração; d) linguagem audiovisual e linguagem de câmera; e) iluminação; f) leitura e interpretação visual de um roteiro e g) ética e relacionamento de equipe.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

DIREÇÃO

A disciplina direção se subdivide em 4 módulos, sendo que o primeiro tematiza hierarquia, logística e criação, apresentando as divisões e subdivisões dentro de um set, definindo as responsabilidades do diretor e uma gramática básica da encenação para cinema; o segundo se detém na relação entre as teorias e a prática, apresentando textos, teorias e filmes relevantes para história do cinema, visando, com eles, o amadurecimento e sofisticação do senso estético do aluno; o terceiro módulo se de debruça sobre gêneros cinematográficos e o último aborda direção de atores.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

DIREÇÃO DE ARTE

O Diretor de Arte é um profissional criativo, responsável por materializar a visão do Diretor em objetos, cenários, roupas, maquiagens e efeitos. É a partir de sua bagagem cultural, e de sua capacidade de relacionar conceitos, que o Diretor de Arte ajuda a contar a história do filme, a partir de elementos visuais concretos. Além da parte teórica, que apresenta os principais conceitos e elementos da Direção de Arte, o curso também possui fundamentação prática, focada na criação de um Projeto de Arte.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

ROTEIRO

As aulas de roteiro acontecerão ao longo de dois semestres, fornecendo ao corpo discente os subsídios teóricos necessários ao desenvolvimento do roteiro de um curta metragem e depois a opção pela escrita de um longa-metragem ou a bíblia de uma série. As aulas apresentam diferentes manuais, propõem oficinas em sala e diferentes tarefas extra-classe.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

DOCUMENTÁRIO

ÁUDIO

EDIÇÃO

Este módulo explorará as possibilidades de uso do Pacote Adobe - Premiere, After Effects, entre outros - para a produção audiovisual, seja para o cinema, publicidade, televisão, ou, youtube. Durante o curso, todos as alunas e alunos terão contato com toda a interface dos softwares e aprenderão o necessário para dominá-la: montagem, colorização, edição multicâmera, chroma-key sonorização, sincronização, codecs e formatos.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

MONTAGEM

Uma narrativa pode ser contada de diversas formas. O papel do montador é essencial na construção do filme. Por isso, este curso debruça-se 1) sobre a construção da narrativa; 2) sequências, planos, unidade de ação; 3) relações de espaço e tempo; 4) gêneros; 5) relações hierárquicas: roteiro, diretor(a) e montador(a); 6) trilha sonora.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO

É possível empregar as palavras emancipação e produção audiovisual na mesma frase sem enfraquecer o seu sentido por força de antagonismos implícitos? Fazer um filme orientado à questões ou orientado à bilheteria? A arte pode ser conciliada a interesses comerciais? Este módulo tem por objetivo estabelecer provocações e sofisticar as reflexões dos alunos e alunas acerca de suas produções, partindo de Theodor Adorno e demais teóricos críticos, tendo como mote os temas indústria cultural, emancipação gênero e lugar de fala.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

ANTROPOLOGIA E PSICANÁLISE

Baudrillard, Bourdieu, Goffman, Foucault e Lacan. Neste módulo partiremos da ideia de “simulacro”, elaborada por Jean Baudrillard para pensarmos as imbricações da sociedade de massas sobre o indivíduo. Perseguiremos essa linha com autores como Goffman, Foucault e Bourdieu e finalizaremos, já sob perspectiva psicanalítica, com textos de Lacan.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

CULTURA FÍLMICA

PRODUÇÃO EXECUTIVA

EMPREENDEDORISMO CULTURAL

É perceptível a importância da economia criativa, que congrega empresas e profissionais que atuam na cadeia produtiva da produção cultural, para a economia de cidades complexas e cosmopolitas como São Paulo. Por isso cresce, cada vez mais, o interesse de pessoas e empresas na participação desse setor da economia. Além disso, as múltiplas oportunidades geradas pelas novas tecnologias de comunicação e o interesse crescente em novas formas de produção cultural, atraem cada vez mais pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades culturais e, quem sabe, promover uma mudança nas suas vidas profissionais e pessoais.

Rene Guedes

Rene Guedes

José Peroza

José Peroza

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Rodrigo Chacon

Rodrigo Chacon

Ana Carolina Capozzi

Ana Carolina Capozzi

Carolina Kazumi

Carolina Kazumi

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Paulo Leierer

Paulo Leierer

Lucas Abrahão

Lucas Abrahão

Jeff Fleck

Jeff Fleck

Fábio Naito

Fábio Naito

Tatiana Bornato

Tatiana Bornato

Marcus Repa

Marcus Repa

Daniele Torres

Daniele Torres

Ana Paula Caldas

Ana Paula Caldas

Steven Phil

Steven Phil

Ana Rita Bueno

Ana Rita Bueno

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Luciana Bueno

Luciana Bueno

MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

BUSINESS MODEL

PITCHINGS

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Investimento:

À vista R$ 16.800,00 ou 24x de 700,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.