Instituto de Cinema de SP

O Que é a Fotografia de um Filme?

Um filme é capaz de despertar diversas sensações no espectador por meio de aspectos subjetivos que usam a linguagem cinematográfica para manipular nossa percepção de acordo com sua proposta.


A fotografia exerce um papel fundamental nesse processo ao criar o clima que uma cena demanda para causar determinada reação no público. Para funcionar harmonicamente, a fotografia deve estar alinhada a outros elementos técnicos como a direção de arte, a trilha sonora e a edição.


O diretor de fotografia deve trabalhar ao lado do diretor do filme para formular os ângulos e enquadramentos de uma cena, além definir a estrutura dos planos, o tipo de luz utilizada, o enquadramento e as lentes utilizadas.


Outros aspectos importantes que cabem ao diretor de fotografia são escolher os equipamentos que serão utilizados durante as filmagens e auxiliar a equipe de edição durante a pós-produção. Isso significa que a fotografia está relacionada a todas etapas da produção de um filme, desde sua concepção à sua finalização.


Alguns grandes nomes da fotografia no cinema são Roger Deakins (Blade Runner 2049, Os Suspeitos), Christopher Doyle (Amores Expressos, Paranoid Park) e Emmanuel Lubezki (Gravidade, O Regresso). Agora imagine filmes como Blade Runner 2049 e Gravidade sem grandes diretores de fotografia. Certamente o resultado final seria muito diferente, insuficiente para alcançar o impacto visual que faz deles grandes referências neste campo da linguagem cinematográfica.


É possível que o diretor de fotografia tenha um estilo tão marcante quanto o próprio diretor do filme, conferindo uma estética autoral e criando uma sensação de familiaridade para quem já teve algum contato anterior com seu trabalho. Vittorio Storaro (Apocalypse Now, O Último Imperador) é um grande exemplo disso com seu jogo de cores que oscilam entre tons quentes e frios para simbolizar as emoções dos personagens.


A fotografia de um filme de consiste na sintonia entre os pequenos detalhes para criar imagens que além de tirar o fôlego, usam aspectos visuais para comunicar uma ideia implícita no roteiro. Da próxima vez que você assistir a um filme e perceber que ele te causou um impacto sem se aproveitar linguagem verbal, avalie a importância da fotografia nesse processo, buscando nas imagens possíveis motivos que tenham causado as sensações vividas durante a projeção do filme.

voltar