Instituto de Cinema de SP

Milos Forman

Na madrugada do dia 14 de Abril morreu Jan Tomas Forman, mais conhecido como Milos Forman, famoso cineasta, ator, roteirista e durante anos foi professor de cinema na Universidade de Columbia. Dois de seus célebres filmes “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” e “Amadeus” o fizeram ganhar Oscar como melhor diretor.


Nascido em Caslav (República Tcheca) 18 de Fevereiro de 1932, faleceu aos 86 anos nos Estados Unidos.


 Marcou o mundo do cinema por mostrar que era possível tratar sobre a luta do indivíduo contra a opressão do sistema com tons de sátira e isso culminou em sua saída da Tchecoslováquia e mudar-se para os Estados Unidos.


O fato de entregar-se ao trabalho e defender seus personagens fazia com que tivesse uma grande adesão por parte do público.


Em Amadeus, filme consagrado retrata sobre a inveja Antonio Salieri por Mozard, este longa ganhou  oito estatuetas do Oscar e o fez ter um desejo realizado foi filmado em seu país de origem que até então havia sido exilado.


Já o famoso “ Um estranho no Ninho” retrata um homem rebelde que desperta em seus colegas de hospício o sentimento de liberdade que antes estava adormecido. Filme profundo e cheio de significado.


Escreveu dois roteiros que também trazem sua marca e originalidade, afirmava em suas entrevistas:  “ Eu prefiro ter um roteiro sólido no qual me apoiar, mas gosto que exista lugar a improvisação na filmagem da sequencia. 10% de improvisação na hora de filmar pode trazer momentos únicos ,incríveis “.


E assim nos despedimos de um incrível diretor que deixou sua contribuição para o mundo da sétima arte.

voltar