Lista | Férias em Casa - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Lista | Férias em Casa

2020 tem sido um ano cheio de surpresas. Entre as maiores delas, o desafio de ficar em casa por tantos dias seguidos. Todos tivemos de nos adaptar, adultos e crianças, estudantes e escolas, funcionários e empresas. Agora, durante as férias escolares nós do Instituto de Cinema decidimos separar uma lista de deliciosos filmes para ver com a família para curtir essas férias em casa!


Turma da Mônica Laços, Daniel Rezende (2019)


Nessa nova aventura da turminha mais querida do país, agora em live action, o Floquinho desaparece. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível, que os colocará em ainda maiores encrencas. Uma pérola recente do cinema nacional infantil que emociona a todas as idades. Disponível no YouTube e Google Play Filmes.


Esqueceram de Mim, Chris Columbus (1990)


É claro que o clássico filme estrelado por Macaulay Culkin precisava estar nessa lista! O menino, esquecido sozinho em casa durante as férias de natal, inicialmente aprecia a oportunidade, mas logo acaba tendo que lidar com dois ladrões, interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern, causando grandes confusões e cenas hilárias. Disponível na Netflix.


De Volta para o Futuro, Robert Zemeckis (1985)


Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista. Disponível na Amazon Prime.


O Menino e o Mundo, Alê Abreu (2013)


Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. Disponível no Apple Itunes e Looke.


A Fantástica Fábrica de Chocolate, Tim Burton (2005)


Baseado no conto de Roald Dahl, este cômico e fantástico filme segue o jovem Charlie Bucket e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka. Ajudado por seus anões trabalhadores, Wonka esconde uma surpresa para durante o passeio. Disponível na Netflix.


Pequena Miss Sunshine, Valerie Faris e Jonathan Dayton (2006)


O sonho da pequena Olive é participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca então em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família tem que correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a apresentação criada pelo seu avô. Em uma jornada em que questionarão padrões e acabarão encontrando um prêmio bem maior do que uma coroa de miss. Disponível no YouTube e Google Play Filmes.


Viva! A Vida é uma Festa,  Adrian Molina, Lee Unkrich (2017)


A animação, inspirada na famosa “Fiesta de los Muertos”, conta a história de um garotinho que sonha em ser músico, mas é desencorajado pela família. O protagonista Miguel então vai parar, acidentalmente, no mundo dos mortos onde descobrirá diversos segredos sobre o mundo e sua família. Você pode esperar a beleza das cores e músicas da cultura mexicana e, também, uma abordagem delicada sobre um tema árido como a morte. Disponível no YouTube e Google Play Filmes.


O Serviço de Entregas da Kiki, Hayao Miyazaki (1990)


A animação japonesa, dirigida pelo roteirista de A Viagem de Chihiro, conta a história de Kiki, uma bruxinha adolescente que vive com sua família. Como é costume entre eles, assim que uma bruxa completa 13 anos é hora de partir para uma aventura sozinha. Assim, ela e seu gatinho Jiji partem para viver em uma nova cidade, sem a ajuda da família. Os desafios de Kiki passam por questões importantes: adaptação, amadurecimento, responsabilidade e construção de novas relações. A bruxinha também precisa entender e se ajustar às novas regras. Disponível na Netflix.


Meu Pé de Laranja Lima, Marcos Bernstein (2012)


Em Meu Pé de Laranja Lima, adaptação do livro homônimo, Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo. Disponível no YouTube e Google Play Filmes.


Os Incríveis 2, Brad Bird (2018)


Na continuação do clássico filme da Pixar, a Mulher Elástica entra em ação para salvar o dia, enquanto o Sr. Incrível enfrenta seu maior desafio até agora: cuidar dos problemas de seus três filhos. A animação emociona, faz rir e pensar e impressiona em muito em suas características técnicas. Disponível no YouTube e Google Play Filmes.


 


Por Isabella Thebas.

voltar