Cinema de Carnaval - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Cinema de Carnaval

Para muitos, o ano só começa de verdade depois do Carnaval, que será na próxima terça-feira (25.02). Este feriado é um dos maiores eventos culturais brasileiros, no qual as pessoas aproveitam para se divertir com os amigos nos famosos e lotados bloquinhos de rua, celebrar a diversidade, mas também relaxar.


E como cinema também tem tudo a ver com cultura, é aproveitando esse clima que nós do InC viemos indicar 7 filmes imperdíveis com essa temática, especialmente pra quem quiser curtir uma tarde gostosa de feriado no sofá!


Alô alô, carnaval (1936)


O primeiro da lista, claro, é um clássico carnavalesco que não poderia faltar. Com a participação de ninguém menos que Carmen Miranda, a comédia musical narra a história de dois autores que tentam conseguir um empresário para sua revista “Banana da Terra”. O intuito do filme era apresentar ao público os grandes nomes da rádio brasileira da época, se valendo, para isso, de diversas performances musicais.


Orfeu do Carnaval (1959)


Também conhecido por “Orfeu Negro”, o filme é baseado na peça Orfeu da Conceição, cuja inspiração é a história grega de Orfeu e Eurídice. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960, além de outras premiações como Palma de Ouro e Globo de Ouro, o romance se inicia quando o jovem casal se conhece durante o Carnaval do Rio de Janeiro. 


Ó paí, ó (2007)


O filme dirigido por Monique Gardenberg e estrelado por Lázaro Ramos conta com diversos atores do Bando de Teatro Olodum. Com um clima de festa e muitas cores, retrata a vida dos moradores de um cortiço do bairro da Barroquinha, em Salvador, na época do Carnaval. O sucesso do filme gerou o seriado de mesmo nome na Rede Globo, outra dica que vale a pena conferir.


Rio (2011)


Ótima opção para quem busca um filme mais animado e descontraído, para relaxar em família e dar muitas risadas no feriado. A animação, apesar de americana, é dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha e ambientada no Rio de Janeiro, e conta a história de Blu, última arara azul macho que fora contrabandeada para os Estados Unidos e volta para o Brasil na época do Carnaval a procura da última fêmea da espécie.  


Damas do samba (2013)


Este documentário tem a proposta de exaltar o trabalho de todas as mulheres envolvidas nesta super produção artística e cultural que é o próprio Carnaval. De compositoras a intérpretes, mestras a passistas, o filme deixa claro que sem mulher não há samba. E ainda conta com a participação de Beth Carvalho.


Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019)


Uma cidade brasileira é, por si só, responsável por 20% da produção do jeans nacional, e ela se chama Toritama. Localizada em Pernambuco, seus moradores não param para descansar do trabalho por um segundo, apenas no Carnaval. 


Sou carnaval de São Salvador (2019)


Neste longa-metragem documental, gravado durante 5 anos (de 2014 a 2018) entramos numa imersão intensa no Carnaval de Salvador. O objetivo é retratar os 4 (ou mais) dias mais animados do ano naquela cidade, com um foco especial nas pessoas e a origem desta festa.


 


 Por Ana Clara PSMO

voltar