Instituto de Cinema de SP

Áreas do Cinema: Produção

As funções de um produtor


Resumindo, pode se dizer que basicamente tudo! O produtor é o responsável desde o estágio inicial do projeto até sua distribuição. Ele é o responsável por tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade. Vale ressaltar que dentro neste universo existem diversas possibilidades de produção, como o próprio produtor desenvolver uma ideia e montar a sua equipe, um diretor procurar um produtor para ideias e assim idealizar o projeto e também existe a possibilidade de um produtor ter uma equipe de roteiristas para poder ver quais roteiros melhor convém iniciar uma produção.


Dentro da área de produção, existem diversas funções diferentes, mas que caminham juntas:


·         O PRODUTOR EXECUTIVO é o responsável pelo orçamento e captação de recursos, que vai garantir o financiamento necessário para determinada produção, ele que vai em busca da verba para acontecer o projeto. 


·         DIRETOR DE PRODUÇÃO é quem administra de forma correta a verba de determinado projeto visando onde será aplicado, controlando gastos e até mesmo buscar por formas alternativas e dependendo do projeto, mais econômicas para não ultrapassar o orçamento.


·         PRODUTOR CO-EXECUTIVO é aquele que está dentro dos estúdios ou distribuidoras, que tem uma participação limitada no projeto. Na maioria das vezes, ele opina na escolha de elenco para o projeto (visando qual ator está em destaque no momento, verba a ser cobrada), as vezes ligado na pós-produção, mas geralmente não tem o poder de mandar no projeto, pois ele é considerado uma categoria abaixo do Produtor.


Importante: Dentro de todas as responsabilidades de captar verba, administrar o projeto, fazer com que o filme fique pronto, o Produtor tem a responsabilidade proteger os direitos daquela obra, pois ele é o responsável por ela. 


De forma geral, são os produtores que comandam tudo no projeto de um filme, bem antes dele começar a ser feito. Sem um produtor no projeto seja ele qual for o tamanho ou verba para idealiza-lo, é praticamente impossível de se concluir sem a presença deste profissional, por isso que em premiações  - como o Oscar – vemos rostos que nunca vimos na vida, porque de fato quem realiza um filme é o Produtor, é graças ao trabalho dele que podemos ver um filme na tela, seja ela grande ou pequena. 


O que faz um Assistente de Produção?


É quem atua em diversas frentes na Produção, seja elas externas ou nas filmagens. É quem ajuda a manter em funcionamento a base da produção, como demandas de produção de cenas a serem filmadas em determinados dias, suas locações necessárias e materiais, responsável por autorizações necessárias de gravações – muitas vezes por conta de direitos de imagem, elenco menor de idade, segurança, uso de armas (o que depende de cada projeto). De uma forma geral, são eles que atuam quando precisa de um suporte, pois na área cinematográfica muita coisa acontece ao mesmo tempo e de forma rápida, e que nem sempre o Produtor pode estar envolvido com aquilo no momento, e assim entra o Assistente de Produção para que possa resolver de forma ágil sem afetar a produção em geral. 


Como se tornar um produtor de Cinema?


Bom, acima de tudo ser um Produtor na área cinematográfica precisa ter em mente que você será o responsável pelo projeto, por tudo. Que irá encarar problemas e terá que resolvê-los de forma rápida, tendo uma flexibilidade e jogo de cintura para ter controle de tantos profissionais em um mesmo ambiente. Além disso, ser uma pessoa prática e disposta a se adaptar rapidamente diante situações que talvez não estivesse traçadas , com sempre uma boa comunicação. Importante ressaltar que deve ser um bom negociador, já que um projeto precisa de verbas para sair do papel e se tornar real.


Intessado em produção cinematográfica? Confira nossos cursos de produção!


 

voltar