A ascensão das séries de TV
As séries sempre tiveram prestígio do público, mas com o passar do tempo e com o advento dos serviços streaming, ganharam ainda mais força. São agora um dos mais consumidos conteúdos audiovisuais. Podemos acompanhar essa popularização pelas mídias sociais, onde os espectadores comentam e expressam seus sentimentos sobre determinada história.
Mas sabemos que as séries, forma de contar histórias divididas em episódios e temporadas, não são apenas de nosso tempo. Datam de décadas atrás e têm um caminho de sucesso traçado, com obras muito respeitadas e algumas lembradas mesmo depois de anos. I Love Lucy, Os Sopranos, Seinfeld, Friends, Breaking Bad e Game of Thrones são alguns dos nomes mais famosos, além de outras centenas. O estilo foi logo chamado de “séries de TV” e criou-se uma espécie de gênero.
A televisão foi a principal casa de diversas séries durante muito tempo, abrindo agora um pouco de espaço para as séries originárias de serviços streaming, que mantém a composição de episódios e temporadas. São diversas histórias contadas em comédias, dramas, suspenses e muitos outros gêneros que dão ao nosso catálogo diversas opções.
O formato cria uma conexão junto ao espectador, que acompanha uma história muitas vezes por anos, e a cada episódio e temporada fica ansioso para descobrir por onde caminhará o roteiro.
E você conhece uma das figuras que tornam isso possível? O showrunner! Ele é o profissional que faz a série acontecer - o “responsável por tudo”. O termo é principalmente utilizado em produções norte-americanas, mas é basicamente quem coordena toda a cadeia produtiva, geralmente cuidando da série desde a criação até as fases de produção.
Alguns exemplos de showrunners de sucesso são Shonda Rhimes, a responsável pela famosa tríade Grey’s Anatomy, How to Get Away With Murder e Scandal. Greg Berlanti, que possibilitou o avanço da DC Comics nas séries de TV, como em Arrow, Flash e Supergirl. E, para citar mais um grande showrunner, Dick Wolf, responsável por Chicago P. D., Chicago Med, Law & Order: SVU e Chicago Justice, sendo ainda responsável pela produção em Chicago Fire.
Essas são séries de grande sucesso na televisão americana e também em outros países. O interessante é perceber como algumas dessas séries de TV acabam indo para serviços streaming, o que possibilita ainda mais sua ascensão, o que aconteceu Grey’s Anatomy quando entrou para o catálogo da Netflix.
Um fato aqui é que as séries se tornam cada vez mais importantes personagens de nossas rotinas. Assistimos no transporte público ao caminho do trabalho, passando roupa, antes de dormir, maratonando com os amigos; e é daí que vem essa ascensão discutida. A criação das plataformas streaming, que agora também produzem suas próprias séries, aumentou muito o alcance e número de espectadores.
Importante ressaltar que falamos aqui sobretudo de séries norte-americanas, mas no Brasil o mercado vem crescendo muito, além das clássicas que já fazem parte de nossa história. A Globo investe em séries cada vez mais bem produzidas, e a Netflix já possui títulos nacionais originais, como 3%, O Mecanismo e Coisa Mais Linda.
Se você se interessa pela temática e por como é a produção de uma série, o curso de showrunner aqui do InC pode te interessar. Dá uma olhadinha na sinopse e quem sabe você não vem criar com a gente uma das próximas séries de sucesso :)
Por Mariana R. Marques