Pós-Graduação - Direção para Cinema - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Pós-Graduação:
Direção para Cinema

  • direção
  • pós graduação
  • todos

Sinopse:

Esse curso de especialização em Direção para Cinema tem como proposta ao/a pós-graduando/a uma formação completa acerca de todos os aspectos técnicos e artísticos que envolvem a direção no cinema. O programa abarca as dimensões hierárquicas e estruturais relacionadas ao set, equipe de gravação e logística; dimensões conceituais, explorando teóricos, gêneros cinematográficos e cineastas; e por fim a relação entre a direção e a atuação.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 12/08/2019
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, das 19:00 às 22:30 horas.
  • Duração: 18 meses + até 6 meses de TCC
  • Carga horária: 392 horas

OBJETIVO:

Idealizada por profissionais atuantes no mercado e professores com formação internacional, a Pós-graduação em Cinema é uma proposta formativa inovadora que visa conectar o mercado audiovisual brasileiro ao rigor formativo de uma especialização. Discentes, quais sejam suas áreas de graduação, receberão formação diferenciada e consistente, para o mercado audiovisual brasileiro. Desse modo, este curso tem como enfoque a formação técnica e teórica de um/a diretora.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

O ciclo básico deste programa de pós-graduação possui uma carga horária de 240h, divididas entre as disciplinas: produção, roteiro, direção, direção de fotografia, áudio, direção de arte, introdução a tecnologia audiovisual, mercado audiovisual brasileiro, mercado audiovisual internacional e desenvolvimento de projetos. As especializações são pensadas de modo a se somarem ao ciclo básico compondo, cada uma delas, uma formação específica. Estruturamos cinco possíveis especializações, a saber, em produção executiva, direção de fotografia, roteiro de cinema e série de TV, direção e distribuição e exibição. Com estas matérias intentamos fornecer a/ao pós-graduanda/o uma visão panorâmica e qualitativa dos processos que envolvem a produção de uma obra audiovisual, não sendo assim pré-requisito ter cursado cinema. Dessa forma, nossa proposta educacional ambiciona apresentar conceitos atuais dos centros de pesquisa em inovação em ambientes de aprendizagem inovadores e ideais para trabalhos colaborativos, com aulas lecionadas por um corpo docente composto por especialistas entre mestres e doutores atuantes no mercado audiovisual, criteriosamente selecionados para uma experiência mais sofisticada nas discussões sobre conteúdos de produções audiovisuais em fóruns e workshops que estimulem a criatividade.
- O valor de inscrição é de R$ 120,00. Após a inscrição enviamos o edital e informações do processo seletivo. Caso você não seja aprovado, devolvemos o valor da inscrição
- Alunos FRB têm descontos em conceituadas escolas de idiomas de São Paulo, como Cel.lep e Aliança Francesa.

PROGRAMAS:

Direção I

- Como funciona um set?
- Qual a gramática básica do audiovisual?
- O que é e como decupar uma cena de forma clássica?
- Quais os conceitos, os elementos, as escolas e as principais possibilidades de mise-en-scène?
- Estudo de roteiros e cenas dramáticas;
- Estudando e preparando um curta-metragem.

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Direção II

- Elementos de dramaturgia na encenação;
- As principais teorias do cinema;
- As principais teorias dos cineastas;
- Chaplin, Godard, Hitchcock e Kubrick - por que ainda os estudamos?
- Filmando e editando um curta-metragem

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Assistência de Direção

- O que há de diferente nas encenações dos gêneros?
- Como encenar a comédia, o musical, o drama, o suspense, o horror, a fantasia?
- O maneirismo e suas ramificações contemporâneas;
- O moderno e o cinema de fluxo.

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Preparação de Elenco e Direção de Atores

- As raízes teatrais em Stanislavski;
- Lee Strasberg, Stella Adler, Sanford Meisner e a base para a atuação no cinema moderno;
- Cassavetes e Scorsese, Claire Denis e Agnès Varda: diferentes métodos e diferentes resultados;
- Diferentes formas de preparação de elenco;
- Exercício prático com curta-metragem.

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Investimento:

À vista R$ 120,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.